quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005

Valer a pena

Outro dia lendo um livro de frases e citações, me deparei com uma frase hiper batida do Mário Quintana, que diz: “Vale a pena viver a vida, nem que seja para dizer que não vale a pena...”. Eu que sempre gostei de usar essa frase pelos quatro cantos, comecei a pensar no que realmente ela significava, no que realmente queria nos passar.
Pensei se os milhões de pessoas que vagam pelo mundo derrotadas, vivendo em estado absoluto de miséria, sem ter como manter um mínimo de cidadania que seja, concordariam com tal frase. Se essas pessoas não achariam melhor acabar com essa vida logo, para não ter que sofrer mais. Lembrei-me da nossa Constituição Federal que diz:
“Constituem objetivos fundamentais da Republica Federativa do Brasil:
I- Construir uma sociedade livre, justa e solidária...
III- Erradicar a pobreza e as marginalizações e reduzir as desigualdades sociais...
IV- Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”
Depois, pensei se realmente valia a pena viver de uma maneira que não desse prazer, que só trouxesse dificuldades e angustias e só se perceber isso no final da vida, quando fossemos pensar se a vida teria valido ou não.
De súbito, pensei que esse Mário Quintana não sabia de nada e eu pior ainda, já que fiquei espalhando pelo vento sua mensagem. Como poderia valer a pena fazer algo que não nos agrada, só para ter certeza de que não valeu. Eu realmente não conseguia entender.
Mas, me lembrei de uma música dos Paralamas que após enumerar algumas situações, conclui com o refrão: “Vai valer então...”. E percebi finalmente o real sentido da frase. Vale a pena viver sim, por mais que tenhamos dificuldades e obstáculos, por mais que pareça que nada vai dar certo, que pareça que a vida não foi feita para nós.
Vale a pena, porque em um breve momento que seja essa vida vai valer, seja quando estiveres com tua família, com uma pessoa muito querida, vai valer quando sorrires e até quando chorares.
Vai valer principalmente, porque não sabemos o que vai acontecer, nem quando e nem onde e vai valer para brigarmos por uma vida melhor, por um país melhor, para que essas pessoas em que a vida não vale, ela comece a ser boa também, temos esse dever como cidadãos.
Vai valer porque temos esperança em nossos corações e isso ninguém vai conseguir nos roubar, por mais que tentem. Vai valer porque vamos sempre tentar, sempre ter fé em Deus e na vida, vai valer acima de tudo, porque por mais que não saibamos, temos coragem, temos força, temos vontade, estamos no mundo para o que der e vier, podendo até pecar por errar, mas nunca por nos omitir.
E sabe de uma coisa, cara esperto esse Mário Quintana.

Nenhum comentário: